quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Papo de mulher de Deus. [parte 3]




Vamos começar essa terceira parte ressaltando que, quando falei da admiração mútua que logo passou a existir entre Rute e Boaz, não quer dizer que um não tenha atraído o outro também. Uma coisa é fato, o olhar de Boaz foi atraído quase que imediatamente para Rute. Mas antes que a atração [que, se não me engano – até o final do estudo me lembrarei – não foi tratada no livro] fosse algo com papel relevante na relação, existiu o respeito. Boas era um homem honrado, sério, e Rute também sabia o seu lugar, não se sentia digna nem mesmo da atenção que estava recebendo, quanto mais iria se manifestar com relação a outras intenções. Dito isso, continuemos a acompanhar o desenlace desse “romance à maneira de Deus” [título de um livro que marcou minha adolescência, uma experiência muito pessoal de um casal, mas que acalmou bastante o coração de uma menina até então ansiosa e romântica demais...rs].

“Ah, então Rute encontrou o Boaz e sua vida mudou de uma hora pra outra???”. Não! No capítulo 2 ainda lemos que ela continuou a catar espigas entre as servas de Boaz até que se encerrasse a temporada da colheita. Continuou trabalhando pesado, mas garantindo a sobrevivência dela e da sua sogra diante da generosidade de Boaz. 

Passado esse tempo, a boa Noemi diz pra sua ex-nora-praticamente-filha, que é responsabilidade dela encontrar um lar seguro onde Rute possa ser feliz. Vamos observar um ponto importante aqui: apesar de ser Rute quem garantia o sustento da casa, Noemi era autoridade sobre a vida dela. É muito importante ter alguém para andar com a gente e ouvir quando sentimos as famosas “borboletas no estômago”, ou frio na barriga. Alguém que não está envolvido e vai poder dar uma opinião mais sensata do que nosso coração às vezes grita. 

Foi só depois que a colheita acabou que Noemi falou com Rute sobre a possibilidade de Boaz ser o chefe dessa família feliz de Rute. Ela já tinha ouvido a jovem amiga falar e falar da bondade do homem, como ele falou ‘pessoalmente’ e etc, mas esperou o momento certo para aconselhá-la. Noemi não mandou Rute deixar a colheita e conquistar o dono da terra, mas, uma vez que a colheita acabou e a proximidade entre os dois também acabaria, a experiente Noemi abriu os olhos de Rute e a permitiu pensar nisso. E o que ela disse? Vamos com a versão A Mensagem [Rute 3.3]: “Por isso, tome um banho e use perfume. Arrume-se e desça para a eira.” Admite aí, quem já tinha se tocado pra essa dica de conquista em plena Bíblia Sagrada!!! E não é uma prostituta aconselhando uma periguete, é uma senhora honrada e temente a Deus! 

A colheita tinha acabado, mas para Boaz e seus homens o trabalho continuava, pois era hora de debulhar o cereal. Noemi diz para Rute se arrumar, ir até o local onde os homens trabalhavam até tarde, mas não deixar que seu pretendido a visse. Ela deveria observar onde ele se deitaria lá para se deitar aos seus pés. Vocês podem ler 300 traduções, mas estejam certas de que não há nenhuma conotação sexual no que Noemi a manda fazer.

Acontece que havia um laço de parentesco entre o falecido marido de Noemi, Elimeleque, e Boaz, e, de acordo com lei judaica, uma viúva deveria tornar-se esposa do parente mais próximo a fim de gerar um herdeiro que pudesse herdar as posses do pai já falecido e preservaria seu nome. 

Como Noemi nem Rute queriam constranger Boaz a cumprir essa lei que ele poderia recusar, se quisesse, a aproximação desta última deveria acontecer quando todos já estivessem dormindo. Na versão Revista e Atualizada ela diz a seu possível “resgatador”: “Estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador”. Antes de chegar até aí, Rute ouviu todos os conselhos de sua sogra e prometeu obedecer cada palavra, em uma atitude de profunda humildade, como ela demonstrou em todo o relato de sua história. 

Em um comentário bíblico afirmam que esta frase de Rute “funcionava como uma metáfora do amor que oferece abrigo e segurança; um pedido típico de casamento”! Rute pediu Boaz em casamento??? Com humildade, mas pediu! Hehe “Oh, Rute, sua herege, desvirtuando a palavra de Deus”... oops, mas isso tá na Palavra de Deus, né? E Rute foi uma mulher que Deus escolheu honrar por seu coração incrível... É... Acho que, então, não dá pra falar “tem que ser assim e pronto”, concordam? 

Não vamos usar nenhum pretexto, nem nada do que eu falei pra tomar as decisões mais erradas e precipitadas possíveis, mas pra mim o livro de Rute mostra uma posição mais direta de uma mulher que abraçou a fé no Deus Vivo, orientada por outra mulher madura na fé... Creio que Deus guia os nossos passos segundo sua boa, agradável e perfeita vontade. É importante que não deixemos a ansiedade e nossa própria vontade “maquiar” e contaminar a vontade dEle – por isso é importante andar com alguém maduro na fé! -, mas eu acredito que Ele é criativo demais pra escrever as histórias de amor sempre do mesmo jeitinho...

Quando eu souber da minha, eu faço questão de voltar a falar nisso... Mas por ora vamos dar um intervalo. Voltamos na próxima [provável última] parte deste estudo pra refletirmos juntas nas atitudes deste homem que atraiu o olhar, admiração e respeito de Rute: Boaz.

Para embalar alguns sonhos aí, deixo essa música linda demais... ; )
"Don't know where your coming from, but your coming soon..." 


Leia aqui a parte 1.

Leia aqui a parte 2.

Nenhum comentário: